micropigmentação de sobrancelha

Micropigmentação de Sobrancelha: Tudo o Que Você Precisa Saber Antes de Fazer o Procedimento

Tendência que nunca sai de moda, a micropigmentação de sobrancelha vem transformando o olhar de inúmeras pessoas e conquistando cada vez mais adeptos. Ao combinar precisão e naturalidade, essa técnica semipermanente não só retoca, como corrige assimetrias, ajudando a realçar o formato do rosto e elevar a autoestima, especialmente de quem possui sobrancelhas com falhas ou poucos fios.

Se você pensa em fazer esse procedimento estético, mas tem dúvidas sobre como ele é feito, quanto custa, os riscos e cuidados a serem adotados, neste guia completo vamos esclarecer esses e outros pontos relevantes acerca da micropigmentação na sobrancelha. Continue a leitura e fique por dentro de tudo sobre essa técnica. Confira!

O que é micropigmentação de sobrancelha?

Micropigmentação de sobrancelha
Micropigmentação de sobrancelha

Destaque entre celebridades e influenciadores, a micropigmentação de sobrancelha é um procedimento estético semipermanente que imita os fios naturais das sobrancelhas. Seu objetivo é, basicamente, corrigir falhas, preencher e desenhar as sobrancelhas, deixando-as mais definidas e em simetria com o rosto.

Diferentemente da maquiagem definitiva ou tatuagem, essa técnica não é aplicada sobre as camadas profundas da pele. Além disso, o pigmento utilizado se degrada ao longo do tempo, garantindo um efeito mais natural, mas que necessita retoques periódicos para manutenção dos resultados.

Como é feita a micropigmentação de sobrancelha?

A micropigmentação de sobrancelha é uma técnica onde se aplica um pigmento especifico, normalmente a base de glicerina, na camada superficial da pele situada na região das sobrancelhas.

Com o auxílio de um aparelho chamado dermógrafo, o micropigmentador deposita o pigmento na pele de maneira harmônica, fazendo traços finos e precisos, que se assemelham aos fios naturais e são desenhados com base no formato do rosto de cada pessoa.

Assim, por meio dessa técnica, é possível corrigir falhas e preencher as sobrancelhas de uma forma muito mais realista e natural.

Dependendo da técnica utilizada para fazer a micropigmentação, a maneira como o procedimento é feito pode sofrer alguma variação em seus processos. Mas, no geral, essa é a base de como funciona a micropigmentação de sobrancelha.

Tipos de micropigmentação

Você sabia que não existe somente uma técnica para realização da micropigmentação de sobrancelha? Esse é um procedimento estético que pode ser feito a partir de diferentes métodos, sendo cada um deles recomendado de acordo com o objetivo e gosto pessoal do cliente.

Abaixo, listamos algumas das técnicas mais comuns de micropigmentação de sobrancelha. São elas:

Micropigmentação fio a fio

Técnica ideal para quem busca preencher e dar volume nas sobrancelhas. A micropigmentação fio a fio, como o próprio nome sugere, desenha traços individualizados na pele, visando imitar o formato natural dos pelos. O resultado são sobrancelhas bem marcadas e simétricas, sem perder sua naturalidade.

Micropigmentação shadow

Shadow é uma técnica que cria um efeito esfumado no fundo dos pelos, dando às sobrancelhas um efeito de mais volume. Ela é indicada especialmente para quem possui poucos fios nas sobrancelhas e deseja obter mais preenchimento nessa região.

Microblading

Essa é uma técnica que segue um conceito parecido com a micropigmentação fio a fio. A diferença está no diâmetro dos fios. Ou seja, no microblading, os fios são mais finos e precisos, desenhados com o auxílio de um indutor chamado tebori. O resultado consiste em sobrancelhas com marcações mais suaves e hiper-realistas.

Micropigmentação degradê ou ombré

Essa é uma técnica que visa desenhar uma sobrancelha com um efeito degradê, mas sem perder a naturalidade. Para isso, nela podem ser aplicadas até três tonalidades de pigmento no mesmo desenho, gerando seguindo cores mais claras nas extremidades e tons escuros no meio da curvatura. O resultado são sobrancelhas mais marcadas e que destacam o olhar.

Vantagens da micropigmentação de sobrancelha

Os benefícios de fazer micropigmentação na sobrancelha são vários, indo muito além de apenas retocar os fios. Esse é um procedimento que ajuda a valorizar as características naturais do rosto, a corrigir falhas e assimetrias estéticas, melhorando significativamente a aparência das sobrancelhas.

Além disso, com a micropigmentação você também:

  • Reduz o tempo gasto com maquiagens diárias para deixar a sobrancelha uniforme
  • Garante uma melhor definição ao olhar
  • Eleva sua autoestima e confiança
  • Obtém um resultado mais natural e de longa duração

Quem pode fazer micropigmentação de sobrancelha

No geral, qualquer pessoa que queira corrigir falhas nas sobrancelhas ou ganhar volume nessa região, obtendo resultados precisos e com naturalidade, podem fazer a micropigmentação na sobrancelha.

No entanto, existem casos onde a técnica não é recomendada. Entre as principais contraindicações para micropigmentação, estão:

  • Pessoas com histórico de queloide
  • Gestantes e lactantes
  • Pacientes com pele oleosa ou alergias graves a pigmentos ou anestésicos
  • Pessoas com infecções na pele ou condições dermatológicas ativas como eczena ou psoríase
  • Pacientes com doenças autoimunes
  • Pessoas em tratamento com corticóide

Pacientes que se submeteram a procedimentos quimioterápicos também devem esperar um período de, pelo menos, 6 meses para se submeter a técnica. Além disso, sua realização nesse caso deve ser feita mediante aprovação médica.

Quais riscos da micropigmentação?

Embora seja considerada uma técnica segura, a micropigmentação de sobrancelha envolve riscos, especialmente quando não é feita por um profissional qualificado ou em locais devidamente regulamentados.

Alguns dos riscos mais comuns desse procedimento estético incluem reações alérgicas ao pigmento e infecções devido à falta de higiene durante o processo. A presença de cicatrizes ou resultados artificiais também pode ocorrer caso a técnica não seja aplicada da forma certa.

Por isso, é de suma importância que você selecione um profissional qualificado para fazer a micropigmentação de sobrancelha. Além disso, procure também avaliar a higiene do local e como é feita a esterilização dos material. Esses cuidados prévios ajudam a minimizar consideravelmente esses riscos.

Quanto tempo dura a micropigmentação de sobrancelhas?

Por se tratar de um procedimento estético semipermanente, onde o pigmento é aplicado nas camadas mais superficiais da pele, a micropigmentação não gera resultados definitivos. Em média, a duração dos seus resultados é de 2 anos.

Contudo, o tempo de duração pode chegar até 4 anos, a depender de fatores como as características da pele, capacidade de regeneração celular e os cuidados realizados no pós procedimento.

No decorrer desse período, é comum que haja um desbotamento gradual da região, sendo necessária a realização de retoques periódicos para manutenção da tonalidade ideal da sobrancelha.

Qual o valor da micropigmentação na sobrancelha?

De modo geral, não é possível definir um preço fixo exato para micropigmentação de sobrancelha. Isso porque existem vários fatores que acabam interferindo no valor do procedimento, como:

  • A região do país onde a micropigmentação é feita
  • Qualificação profissional do micropigmentador
  • Qualidade do material utilizado no procedimento
  • Tipo de técnica

Em média, o valor da micropigmentação de sobrancelha pode ficar entre R$300 e alcançar valores que superam os R$2.500, isso incluindo a primeira sessão e o retoque após 30 ou 45 dias.

Cuidados pós micropigmentação de sobrancelha

Depois de concluída a micropigmentação, existem alguns cuidados que você deve implementar, não só para evitar complicações, mas também para prolongar os resultados dessa técnica. Entre os cuidados pós micropigmentação de sobrancelha indicados, estão:

  • Evite a exposição excessiva ao sol por, no mínimo, 1 semana após o procedimento
  • Não molhe a região nas 3 horas que sucedem a micropigmentação
  • Evite coçar, esfregar ou remover as casquinhas que se formam na região das sobrancelhas
  • Utilize pomada cicatrizante indicada pelo micropigmentador durante os primeiros dias após o procedimento
  • Não utilize maquiagem na região que recebeu o pigmento nos primeiros dias após a micropigmentação.
  • Higienize a região usando sabonete líquido antisséptico e algodão.

Caso a exposição solar seja algo inevitável, também se recomenda o uso de protetor solar de amplo espectro na área tratada.

Principais dúvidas sobre micropigmentação para sobrancelha

Micropigmentação de sobrancelha
Micropigmentação de sobrancelha

A micropigmentação de sobrancelhas fio a fio dói?

A micropigmentação de sobrancelha é um procedimento que costuma ser bem tolerado pelos pacientes. No geral, o desconforto é mínimo, sobretudo em razão do uso de pomadas anestésicas durante o procedimento.

Qual a diferença entre micropigmentação e microblading?

Existem algumas diferenças entre os dois procedimentos. Enquanto a micropigmentação é feita com o uso de um dermógrafo, no microblading, se utiliza uma lâmina manual (tebori) para realização de traços ultrafinos. Além disso, o tempo de duração dos resultados no microblading tende a ser menos do que na micropigmentação.

Tem como remover a micropigmentação de sobrancelha?

Sim. Atualmente, existem algumas técnicas que possibilitam a despigmentação das sobrancelhas, como a remoção a laser que ajuda a clarear ou mesmo eliminar o pigmento da região.

Posts Similares