Quando o assunto é beleza e estética facial, os cuidados com as sobrancelhas são fundamentais. Afinal, quando bem definidas e volumosas, elas trazem simetria e destaque ao rosto, fazendo a diferença no visual como um todo. Para alcançar esse efeito, técnicas como micropigmentação fio a fio ou microblading são algumas das opções mais buscadas atualmente. Mas, você sabe qual dessas alternativas escolher?
Por ter o mesmo objetivo, ou seja, deixar as sobrancelhas com um formato mais simétrico e melhorar sua estética, muitas pessoas confundem os dois procedimentos. Inclusive, há quem diga se tratar da mesma técnica.
Contudo, ambos os métodos possuem suas particularidades e para descobrir qual deles escolher visando transformar o olhar através das sobrancelhas, é importante entender o que diferencia um do outro.
Sabendo disso, nesse artigo preparamos um comparativo entre as duas técnicas. Assim, poderá definir qual entre micropigmentação fio a fio ou microblading é a melhor para alcançar o efeito desejado no visual das sobrancelhas. Confira!
O que é melhor micropigmentação fio a fio ou microblading?
O Brasil representa o quarto maior mercado de estética do mundo, ficando atrás somente de países como EUA, China e Japão. Entre os procedimentos que são tendência em se tratando da beleza e estética das sobrancelhas, a micropigmentação fio a fio e o microblading são os que mais se destacam.
Essas duas técnicas deixam as sobrancelhas mais bonitas, definindo melhor suas marcações e cobrindo possíveis falhas que comprometam sua uniformidade. Contudo, existem alguns fatores que distinguem um procedimento do outro e para saber qual deles é o melhor, é importante conhecer melhor essas diferenças.
Técnica de aplicação
Um dos principais aspectos que tornam a micropigmentação fio a fio diferente da microblading se refere aos instrumentos usados na aplicação.
Na micropigmentação de sobrancelhas, utiliza-se um equipamento chamado Dermógrafo. Trata-se de um aparelho parecido com uma caneta, que funciona por meio de estímulos de corrente elétrica e agulhas na ponta do equipamento. Através de movimentos de vai e vem semelhante ao da tatuagem, o aparelho vai aplicando o pigmento na camada mais superficial da pele, deixando a sobrancelha mais marcada, com fios mais grossos e um desenho bem delineado.
Enquanto isso, no microblading o aparelho usado é o Tebori, um equipamento também parecido com uma caneta, mas que não é ligado a qualquer fonte de energia, ou seja, seu funcionamento é totalmente manual. Além disso, diferentemente da micropigmentação, em sua ponta estão presentes micro laminas, que aplicam o pigmento, desenhando os fios e dando um aspecto mais natural e realista às sobrancelhas.
Formato do desenho
Outro ponto que diferencia a micropigmentação fio a fio e a microblading é o formato do desenho da sobrancelha. Isso porque, na primeira técnica, os fios são desenhados em linhas mais espaçadas e com um tom mais evidente. Já na microblanding, os fios são dispostos mais agrupados e com movimento, o que proporciona um aspecto ultrarrealista para a sobrancelha.
O que dura mais microblading ou micropigmentação fio a fio?
Essa é uma dúvida muito comum e também um dos pontos que diferencia as duas técnicas. De modo geral, vale destacar que a durabilidade é um fator que pode variar conforme o tipo de pigmento usado, assim como também a técnica usada, fatores genéticos e o estilo de vida de cada pessoa.
Mas, considerando a microblanding ou micropigmentação fio a fio como opções, pode-se dizer que na segunda técnica a durabilidade é maior. Sobretudo porque nessa técnica o pigmento é inserido dentro da camada superficial da pele, enquanto que no microblading, o pigmento é disposto nas incisões em V que o aparelho realiza sobre a pele.
Apesar disso, é importante destacar que, a longo prazo, os efeitos do microblading na sobrancelha são melhores que na micropigmentação. Isso porque, a medida em que o tempo passa, ocorre a renovação das células. Com isso, na micropigmentação os fios passam a ficar com um aspecto mais apagado. Já na microblanding, os fios também clareiam, mas de uma forma mais uniforme, o que torna esse efeito menos perceptível.
Tendo isso em vista, o tempo de duração dos resultados de um procedimento e outro também muda. Na microblading, a duração média é de 8 a 18 meses, enquanto isso, na micropigmentação, o tempo é de 12 a 24 meses.
Qual técnica de micropigmentação fica mais natural?
Na hora de cuidar da estética das sobrancelhas, além do fator durabilidade, outro aspecto no qual as pessoas mais buscam se informar é quanto o resultado que cada procedimento oferece. No caso da microblading e micropigmentação fio a fio não é diferente.
Via de regra, quanto mais natural for o resultado, melhor para quem busca por esse tipo de procedimento. Mas, qual das duas técnicas proporciona um efeito mais realista para as sobrancelhas?
No quesito naturalidade, pode-se dizer que a técnica microblading sai na frente da micropigmentação. Principalmente considerando a técnica de desenho dos fios que esse método usa.
Na micropigmentação fio a fio, o dermógrafo traça fios mais grossos, espaçados e que normalmente deixam a sobrancelha com mais volume, só que com um aspecto menos realista. Já na microblading, os fios são desenhados com mais precisão e movimento, o que confere as sobrancelhas um efeito mais parecido com o natural.
Qual procedimento é o melhor – Microblading ou micropigmentação fio a fio?
De modo geral, não existe uma técnica que seja melhor do que a outra. Tudo vai depender dos objetivos, necessidades e perfil de cada pessoa para escolha do método que melhor atende a esses critérios.
Para quem busca um procedimento que dê mais destaque as sobrancelhas e garanta uma durabilidade maior, a micropigmentação fio a fio é uma opção a se considerar. Já para quem busca um efeito de sobrancelha bem delineada e com efeito mais natural e realista, então deve ter na microblading uma boa opção de escolha.
Agora que você já conhece as principais diferenças entre um procedimento e outro, sem dúvida ficará mais fácil definir qual técnica é capaz de oferecer os resultados que mais te agradam a curto, médio e longo prazo. Na dúvida, vale a pena consultar um profissional especialista nos dois procedimentos para que, juntos, possam determinar a melhor abordagem a ser aplicada no seu caso.