Nanopigmentação de sobrancelha

Nanopigmentação de sobrancelha: Benefícios, Duração e Cuidados que Você Precisa Conhecer

Quando o assunto é valorizar a beleza do olhar com sobrancelhas volumosas, definidas e naturais, algumas técnicas ganham destaque no universo da estética. Uma delas é a nanopigmentação de sobrancelha, um método inovador que vem conquistando mais adeptos por oferecer resultados precisos e duradouros, sem comprometer a naturalidade.

Diferentemente da micropigmentação, essa técnica usa agulhas ultrafinas para formar traços precisos e que imitam os fios de uma forma muito mais realista. O resultado disso são sobrancelhas com uma aparência mais preenchida, harmoniosa e com menos agressões à pele.

Mas, do que se trata exatamente a nanopigmentação de sobrancelha? Quais benefícios ele oferece na prática? Quem está apto a fazer a nanopigmentação? Quais cuidados são necessários após aplicação do pigmento?

Essas são dúvidas comuns de quem pensa em investir nesse método. Se você também faz parte desse grupo, continue lendo e veja a seguir tudo o que precisa saber sobre a nanopigmentação de sobrancelha antes de iniciar o procedimento. Confira!

O que é nanopigmentação de sobrancelha?

Nanopigmentação de sobrancelha
Nanopigmentação de sobrancelha

A nanopigmentação de sobrancelha, ou nanoblading como também é conhecida, trata-se de uma técnica de micropigmentação inovadora e semi-permanente utilizada para preencher, definir o formato, corrigir falhas ou dar volume às sobrancelhas.

Para isso, essa técnica utiliza agulhas ultrafinas (nanoagulhas) e pigmentos especiais que ajudam a criar fios delicados e realistas, definindo melhor a sobrancelha e conferindo um resultado mais preciso e natural, que duram mais e envolvem menos tempo de cicatrização.

Qual a diferença entre micropigmentação e nanopigmentação?

Ainda que ambos os procedimentos tenham como foco harmonizar a aparência das sobrancelhas, existem alguns aspectos que diferenciam a micropigmentação e a nanopigmentação.

Uma delas se refere a tecnologia aplicada. Na micropigmentação se usa um aparelho chamado dermógrafo, para desenhar os fios e definir a sobrancelha.

Enquanto isso, na nanopigmentação, são usadas agulhas ultrafinas, que permitem aplicar o pigmento, conferindo traços mais delicados, resultando em fios mais finos, suáveis e que se confundem com os fios verdadeiros.

Outro ponto que diferencia as duas técnicas é a profundidade em que o pigmento é aplicado. Na micropigmentação, o pigmento é aplicado em um nível de profundidade maior, sendo ideal para quem busca sobrancelhas mais definidas e marcadas. Já na nanopigmentação, a aplicação do pigmento é feita nas camadas mais superficiais da pele.

Além disso, o nível de precisão dos resultados costuma ser maior na nanopigmentação, uma vez nessa técnica os traços são criados mais finos e com detalhes que se assemelham aos fios naturais da sobrancelha.

Quanto a durabilidade, os resultados da micropigmentação costumam durar mais que os efeitos da nanopigmentação. Contudo, isso é um fator que pode variar de pessoa para pessoa, devido a aspectos como tipo de pele e os cuidados adotados no pós-procedimento.

Benefícios da nanopigmentação de sobrancelha

A nanopigmentação de sobrancelha oferece inúmeras vantagens para quem busca melhorar sua estética facial sem cirurgia. Entre os benefícios que essa técnica de micropigmentação oferece, estão:

  • Resultados mais naturais – com a nanopigmentação, cada fio é desenhado de maneira individual, respeitando o crescimento natural das sobrancelhas e formato do rosto
  • Menos agressão à pele – por ser uma técnica que trabalha apenas na camada supercial da pele, sua aplicação é mais delicada, diminuindo o risco de traumas, cicatrizes e danos profundos à pele
  • Desbotamento suave – à medida que o tempo passa, o pigmento aplicado se desbota de forma suave e natural, não alterando o tom da sobrancelha de maneira de forma indesejada.
  • Corrige falhas e assimetrias – a nanopigmentação possibilita a correção de falhas e assimetrias, preenchendo de maneira harmônica áreas com pouco ou nenhum fio e definindo o formato da sobrancelha, mantendo o aspecto natural.

Além disso, por gerar menos traumas à pele, a nanopigmentação também garante uma recuperação mais rápida, sobretudo quando comparada a outras técnicas de pigmentação mais invasivos.

Quem pode realizar a técnica de Nanopigmentação de Sobrancelhas?

Basicamente, a nanopigmentação é uma técnica indicada para qualquer pessoa que deseja realçar o formato natural e a beleza das sobrancelhas.

Além disso, também se recomenda esse método para quem possui sobrancelhas finas, com poucos fios ou falhas visíveis na região da sobrancelha. A nanopigmentação também é indicada para quem possui a pele sensível e busca um procedimento menos invasivo para melhorar a aparência da sobrancelha.

Porém, assim como qualquer procedimento estético, a nanopigmentação também possui contraindicações, conforme veremos mais adiante. Por isso, é de sua importância que você realize essa técnica com profissionais qualificados e experientes, e faça uma avaliação inicial para saber se pode ou não realizar o procedimento com segurança.

Quanto tempo dura a Nanopigmentação de sobrancelhas?

Nanopigmentação de sobrancelha
Nanopigmentação de sobrancelha

No geral, o tempo de duração da nanopigmentação pode variar de acordo com o profissional. Mas, via de regra, esse procedimento costuma dura entre 2 e 3 horas até sua conclusão. Esse tempo é necessário para que o profissional consiga avaliar o paciente, considerando seus objetivos e expectativas, além do desenho da sobrancelha, aplicação da técnica em si e recomendações para o cuidado pós-nanopigmentação.

Em relação a duração dos resultados, por se tratar de uma técnica semi-permanente, a nanopigmentação não dura para sempre. Ou seja, seus efeitos possuem uma durabilidade maior que outras técnicas, permanecendo na pele por 12 a 18 meses.

Após esse período, é necessário que o paciente faça um retoque anual visando a manutenção do efeito definido e natural das sobrancelhas.

Vale destacar que o tempo de duração dos resultados da nanopigmentação de sobrancelha, assim como o tempo de retoque da técnica podem variar de pessoa para a pessoa, conforme fatores como tipo de pele, o pigmento utilizado, a técnica de aplicação adotada e os cuidados no pós-procedimento.

Qual o valor de uma nanopigmentação na sobrancelha?

O preço da nanopigmentação pode variar bastante de acordo com diferentes aspectos como:

  • Qualidade do pigmento usado
  • Região do país onde o procedimento é realizado
  • Experiência profissional
  • Necessidade de retoque e ajustes adicionais

Mas, em média, o valor desse procedimento pode variar entre R$500 e R$2000 ou até mais que isso. Investir na qualidade do procedimento e em profissionais capacitados é essencial para garantir a segurança e durabilidade dos resultados e, por isso, são aspectos que devem ser considerados antes de partir para execução da nanopigmentação de sobrancelha.

Cuidados pós-nanopigmentação de sobrancelha

Além de focar na qualidade profissional e da técnica em si, também é fundamental seguir à risca os cuidados recomendados no pós-procedimento. Isso porque, além de favorecer a cicatrização da pele, esses cuidados também previnem infecções e irritações que podem aparecer e prejudicar o resultado final.

Além disso, os cuidados adequados pós-nanopigmentação também impactam na precisão e durabilidade dos resultados, bem como diminuem os efeitos colaterais comuns desse procedimento como inchaços ou vermelhidão. Mas, quais são os cuidados que se deve tomar após realizar a nanopigmentação?

Abaixo, separamos alguns dos cuidados considerados essenciais para quem pensa em realizar essa técnica. São eles:

  • Mantenha a área onde a técnica foi aplicada higienizada corretamente usando água morna e sabonete neutro.
  • Evite esfregar, coçar ou usar produtos químicos agressivos na área tratada, uma vez que isso pode prejudicar a cicatrização e até gerar imperfeições na pigmentação
  • Nas primeiras 24 horas, evite o contato da sobrancelha com água para não afetar o processo de fixação do pigmento
  • Use protetor solar nas primeiras semanas após aplicação da nanopigmentação, pois os raios UV podem alterar a cor do pigmento
  • Evite aplicar maquiagem nas sobrancelhas nos primeiros dias para diminuir o risco de infecções

Dependendo de cada caso, outras recomendações também podem ser sugeridas pelo profissional. Mas, no geral seguindo esses cuidados, o resultado da nanopigmentação sem dúvida irá evoluir de forma mais uniforme, natural e segura.

Principais dúvidas sobre nanopigmentação de sobrancelha

Nanopigmentação de sobrancelha
Nanopigmentação de sobrancelha

A Nanopigmentação de Sobrancelhas dói?

A nanopigmentaçao costuma ser um procedimento bem tolerado pelos pacientes. No geral, a algumas pessoas podem sentir um leve desconforto com a picada das agulhas, o que pode ser amenizado com o uso de anestésico tópico antes do procedimento.

Mas, via de regra, a maioria das pessoas que se submetem a essa técnica de micropigmentação não relatam dor ou qualquer outro desconforto acentuado durante ou após a aplicação do pigmento.

Existem contraindicações para nanopigmentação?

Sim. A nanopigmentação de sobrancelha é um método que deve ser evitado por gestantes ou mulheres que estejam amamentando, uma vez que alterações hormonais comuns desse estágio podem comprometer a cicatrização e retenção do pigmento pela pele.

Além disso, a nanopigmentação também é contraindicada para pessoas que estão em tratamento contra câncer, que possuem doenças autoimunes, com acne inflamatória ou feridas no local da aplicação e que tenham feitos tratamentos de pele recentes como peeling, por exemplo.

Quais são os efeitos colaterais na Nanopigmentação de Sobrancelhas?

Os efeitos colaterais mais comuns envolvendo a técnica de nanopigmentação incluem uma leve vermelhidão e sensibilidade na área tratada, mas que desaparecem em poucos dias.

Também pode surgir inchaços ou hematomas, mas normalmente são efeitos raros de acontecer, sobretudo quando o procedimento é realizado por profissionais qualificados.

Quanto tempo demora para cicatrizar a pele?

No geral, a cicatrização inicial costuma ocorrer dentro de 7 dias após o procedimento. Mas, a pigmentação final se estabiliza em até 40 dias.

Posts Similares