Se submeter a procedimentos estéticos para pigmentar a sobrancelha e deixá-la mais marcada e bonita é algo que muitos buscam atualmente em clínicas de estética. Contudo, quando o resultado não sai conforme o esperado muitos ficam sem saber o que fazer para contornar o problema. É justamente nesse ponto que entra em ação a despigmentação de sobrancelhas.

Considerado um procedimento eficaz na hora de corrigir falhas e imperfeições decorrentes de uma micropigmentação malsucedida, a despigmentação de sobrancelhas pode ser feita de diferentes formas, onde cada uma delas envolve níveis de segurança e eficiência distintos.

Mas e você, sabe o que é ou como funciona a despigmentação de sobrancelhas? Quais tipos existem ou quantas sessões são necessárias para remover os resultados da micropigmentação?

Acompanhe conosco essa leitura e veja agora tudo o que precisa saber sobre o assunto e aprofundar seus conhecimentos nessa técnica que ajuda mulheres insatisfeitas a reverter os resultados de uma micropigmentação malsucedida e recuperar sua autoestima.

O que é despigmentação de sobrancelhas?

Basicamente, a despigmentação de sobrancelha corresponde a um procedimento que remove a coloração dessa região a partir de técnicas especificas.

Normalmente, quem busca por essa alternativa são pessoas que realizaram a pigmentação da sobrancelha usando técnicas de micropigmentação e não gostaram dos resultados. Seja devido a aparência artificial quanto ao formato, ou mesmo a tonalidade.

Caso a técnica aplicada seja de efeito duradouro e não permanente, é possível reverter os resultados a partir da despigmentação de sobrancelhas.

Como funciona o processo de despigmentação da sobrancelha?

Dependendo da técnica aplicada, a despigmentação da sobrancelha pode funcionar de maneiras distintas.

Isso porque, existem métodos que agem diretamente sobre o pigmento, quebrando as partículas e removendo a coloração sem afetar outros tecidos adjacentes. Enquanto isso, em outros métodos é possível remover o pigmento por ressecamento na região, ou elimina-la de forma gradativa.

Por isso, conhecer a fundo como funciona e os efeitos de cada técnica de despigmentação de sobrancelha é importante. Além disso, vale destacar que a remoção do pigmento pode ser feita de modo parcial ou total. Tudo vai depender dos objetivos e necessidades de cada pessoa.

Qual a melhor forma de despigmentar a sobrancelha?

Uma vez que a decisão sobre realizar a despigmentação de sobrancelhas está tomada, o passo seguinte consiste em definir qual método será usado para remoção do pigmento.

Atualmente, existem algumas técnicas disponíveis voltadas para essa finalidade. Entre as principais, podemos citar:

Despigmentação a laser

Considerada uma das técnicas mais conhecidas, a des pigmentação a laser funciona emitindo feixes de luz de forma precisa sobre a pele, atingindo somente o pigmento e destruindo suas micropartículas. Estas, por sua vez, são naturalmente absorvidas pelo sistema imunológico e os fragmentos são eliminados com o tempo.

O procedimento não gera grandes desconfortos, sendo tolerável pela maioria dos pacientes. Além disso, normalmente são necessárias mais de uma sessão para alcançar os efeitos desejados com a técnica.

Despigmentação de sobrancelhas com ácidos

Nesse método, o profissional usa um ou a combinação de agentes químicos visando promover uma renovação celular na região das sobrancelhas. Para isso, ele aplica ácidos que, em contato com a pele, provocam o esfoliamento e regeneração dos tecidos. Assim, remove-se gradativamente o pigmento usado nas sobrancelhas.

Despigmentação por excisão cirúrgica

Basicamente, essa é uma técnica de despigmentação de sobrancelhas feita com intervenção cirúrgica, onde o pigmento é removido e na sequência é feita a sutura das bordas da pele.

Por se tratar de um método invasivo, complexo e com possibilidade de gerar cicatrizes na pele, ele é recomendado apenas em casos extremos.

Fora os métodos acima citados, existe ainda a técnica salina, onde se aplica solução de água e sal por meio de um dermógrafo. A solução, ao penetrar na pele, expulsa o pigmento, removendo a colocação das sobrancelhas.

Contudo, por se tratar de um método cujo os efeitos colaterais são maiores que os benefícios, atualmente ele não é mais tão popular em se tratando de despigmentação de sobrancelhas.

Como acelerar o processo de despigmentação da sobrancelha?

Dependendo do grau de insatisfação com os resultados da micropigmentação de sobrancelhas, é natural que muitas pessoas queiram se livrar logo dos seus efeitos.

Contudo, não existe formas seguras de acelerar o processo de despigmentação. O que existe são métodos eficazes que ajudam a reverter o quadro, mas que dependendo da resposta do organismo de cada pessoa, pode levar algum tempo.

O ideal nesses casos é sempre consultar um profissional especialista no assunto para que, juntos, seja possível definir a abordagem que ajudará a resolver o problema, de forma segura e no menor tempo possível.

Quantas sessões são necessárias para despigmentação de sobrancelha?

No geral, não existe uma regra ou padrão em relação ao número de sessões para despigmentação de sobrancelhas. Isso porque, cada organismo reage de uma forma ao procedimento.

Além disso, dependendo do pigmento usado nas sobrancelhas, a quantidade de sessões necessárias para sua total remoção também muda.

Por isso, o ideal para definir o número de sessões ideais para remoção completa do pigmento é fazer uma avaliação medida detalhada. Nessa avaliação o profissional deve avaliar o estado da pele do paciente, assim como a técnica de micropigmentação usada, o tipo e quantidade de pigmento aplicado entre outros fatores que impactam nessa definição.

Pode refazer a micropigmentação depois da despigmentação de sobrancelha?

Uma dúvida muito comum de quem procura pela despigmentação, é se depois desse procedimento ainda é possível pigmentar a sobrancelha no futuro.

A resposta é sim. Uma vez que a remoção do pigmento foi concluída com sucesso, assim como a recuperação da região foi bem-sucedida, então é possível realizar novas aplicações de pigmento caso o paciente queira.

Portanto, procedimentos de micropigmentação, quando não feitos por profissionais experientes, quase sempre geram insatisfações. Nesse contexto, a despigmentação de sobrancelhas surge como grande aliada para contornar o problema e recuperar o bem-estar e autoestima nesses casos.